Conheça os principais tipos de ligantes asfálticos e a importância que eles possuem na qualidade do resultado final dos asfaltos nas rodovias. Confira!

Os pavimentos da malha rodoviária brasileira são majoritariamente revestidos por misturas asfálticas. Essa mistura é uma composição de materiais naturais: o ligante asfáltico e os agregados minerais (podendo ainda haver aditivos químicos ou outros componentes, como cal hidratada).

Assim, os ligantes asfálticos são componentes fundamentais na construção e manutenção de infraestrutura rodoviária, agindo como um adesivo que une os agregados para formar o concreto asfáltico. A indústria asfáltica tem evoluído ao longo dos anos, transformando o ligante asfáltico natural através de processos industriais em produtos de melhor qualidade. O desenvolvimento de novos tipos de ligantes atende às demandas de durabilidade, segurança e performance nas rodovias, especialmente aquelas com grande volume de tráfego. Além disso, algumas inovações estão surgindo com o intuito de diminuir o impacto ambiental, como os asfaltos modificados com agentes de reciclagem, que permitem o reuso das misturas asfálticas que já chegaram ao fim da sua vida útil. Conheça os principais tipos de ligantes:

Tipos de Ligantes Asfálticos

Convencionais: Os ligantes asfálticos convencionais – cimento asfáltico de petróleo, CAP – são os ligantes puros resultantes do processo de refino do  petróleo e não levam modificadores de desempenho na sua composição. São amplamente utilizados devido ao seu custo. São indicados para uma variedade de situações, embora possam apresentar limitações em termos de resistência a altas temperaturas e cargas pesadas.

Modificados por polímeros: Os ligantes modificados por polímeros (AMP) levam em sua composição macromoléculas sintetizadas quimicamente. O polímero mais comumente utilizado nessa modificação é o SBS (Estireno-Butadieno-Estireno). Essa modificação confere ao ligante uma melhor resistência aos danos provocados pelo processo de usinagem e aplicação do material asfáltico e pela passagem do tráfego e intemperismos, tornando-os ideais para rodovias com grande volume de tráfego, por exemplo.

Com adição de borracha de pneu: Ligantes com adição de borracha de pneu moído (ABs) são conhecidos como asfalto ecológico. Levam em torno de 14% de pó de pneu moído em sua composição, conferindo ao material um desempenho superior.

Evolução da indústria

A indústria asfáltica tem se atentado à demanda atual e tem se dedicado a desenvolver ligantes que atendem às exigências por materiais sustentáveis e duradouros. A introdução de ligantes modificados e a reciclagem de materiais, como borracha de pneu, são reflexos do compromisso da indústria com a inovação, a sustentabilidade e a entrega de soluções que atendam às necessidades de tráfego e segurança.

Importância dos ensaios

A avaliação da qualidade dos ligantes asfálticos através de ensaios é crucial para garantir a performance desejada. 

Alguns exemplos de ensaios para ligantes asfálticos são:

  • Ensaio de penetração: mede a resistência à penetração de uma agulha padronizada no ligante asfáltico, sob condições controladas de temperatura, carga e tempo. Esse ensaio permite classificar o ligante quanto à sua consistência e dureza.
  • Ensaio de ponto de amolecimento: mede a temperatura na qual o ligante asfáltico atinge um determinado grau de fluidez, sob condições controladas de aquecimento e carga. Esse ensaio permite avaliar o comportamento térmico do ligante e sua susceptibilidade à temperatura.
  • Ensaio de viscosidade: mede a resistência ao escoamento do ligante asfáltico, sob condições controladas de temperatura e taxa de cisalhamento. Esse ensaio permite determinar a trabalhabilidade do ligante na usinagem, na aplicação e na compactação das misturas asfálticas.
  • Ensaio de ductilidade: mede a distância na qual o ligante asfáltico se rompe, quando submetido a um alongamento constante, sob condições controladas de temperatura e velocidade. Esse ensaio permite avaliar a capacidade do ligante de se deformar sem se quebrar e se aplica apenas aos ligantes asfálticos não modificados.
  • Ensaio de envelhecimento: mede as alterações nas propriedades físicas e químicas do ligante asfáltico, quando submetido a condições aceleradas de oxidação e evaporação. Esse ensaio permite simular os efeitos do tempo e do clima sobre o ligante, como o endurecimento, a perda de elasticidade e a fragilização.

A condução desses ensaios permite que os engenheiros selecionem o ligante mais adequado para cada projeto, garantindo a segurança, a durabilidade e a performance do pavimento.

Impacto nas obras rodoviárias

O emprego adequado de ligantes asfálticos nas obras rodoviárias traduz-se em pavimentos mais duráveis e seguros. A escolha do ligante adequado, validado por ensaios rigorosos, é fundamental para a entrega de rodovias que possam suportar as demandas de tráfego intenso, variabilidade climática e o passar do tempo.

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