Conheça como são os laboratórios móveis que acompanham as obras de pavimentação e como eles são equipados para oferecer ensaios e testes in situ, fundamental para esse tipo de obra. Confira!
Quando falamos de obras de pavimentação, a agilidade na verificação da qualidade dos materiais e dos processos executivos é de suma importância. Diante desse cenário, os laboratórios móveis são instrumentos que agregam vantagens, pois proporcionam a análise técnica in loco, assegurando agilidade no processo de tomada de decisão e permitindo que os padrões estabelecidos pelo projeto e pelas especificações sejam rigorosamente atendidos. As unidades laboratoriais móveis facilitam a realização de ensaios diretamente no canteiro de obras, minimizando desvios e otimizando a eficiência do controle de qualidade em projetos de pavimentação. Mas, afinal, o que são e como funcionam esses laboratórios móveis?
Dentro de um laboratório móvel para acompanhamento de obras de pavimentação, encontramos uma variedade de equipamentos destinados a diversos ensaios. Um laboratório móvel padrão do e-VIAS pode realizar os seguintes ensaios:
Solos e Camadas de Base
- Densidade “in situ” e grau de compactação (DNER ME 092/1994);
- Umidade “in situ” – método frigideira (ABNT NBR 16097/2012);
- Determinação da espessura da camada de mistura solta;
- Avaliação visual do acabamento (foto);
- Granulometria (DNER ME 083/1998);
- Equivalente de Areia (DNER ME 054/1997);
- Determinação das Deflexões com Viga Benkelman
Pintura de ligação
- Medição da temperatura da aplicação;
- Controle da taxa de aplicação (método da bandeja);
- Conferência de laudos e certificados de qualidade;
- Verificação visual da homogeneidade (foto).
Concreto Asfáltico Usinado a Quente – CAUQ
- Medição da temperatura da mistura;
- Medição da temperatura de aplicação de cada caminhão na pista e na acabadora;
- Extração de Betume – Método Rotarex (DNER ME 053/1994);
- Granulometria do agregado resultante da extração (DNIT 412/2019 ME);
- Extração de corpos de prova – Extratora Rotativa
- Viga Benkelman
- Avaliação visual da superfície acabada (foto);
Concreto
- Moldagem de CPs de concreto (ABNT NBR 5738/2015);
- Slump test
A importância desses laboratórios é inegável. Eles garantem que as obras de pavimentação estejam em conformidade com os requisitos estabelecidos pelo órgão contratante, como DNIT, DER, Prefeitura, etc. Com um laboratório móvel, é possível identificar e corrigir rapidamente quaisquer desvios nos padrões de qualidade, evitando retrabalhos e garantindo a durabilidade e segurança das rodovias.
A importância para obras públicas na cidades
Em Curitiba, por exemplo, o acompanhamento dessas atividades é realizado por engenheiros fiscais da Unidade Técnica de Infraestrutura e Pavimentação (Utip), ligada à Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop). A minuciosa avaliação de todos os elementos que compõem a obra é uma etapa crítica para assegurar os padrões de qualidade e segurança exigidos.
O rigor nesse controle se traduz em transparência e eficiência na gestão das obras, minimizando ocorrências de irregularidades, desperdícios, e retrabalhos. Essa prática também contribui para a utilização responsável dos recursos públicos e garante à população vias bem conservadas e seguras.
No decorrer das obras, são coletadas amostras dos materiais que são submetidas a testes. Se identificada alguma não conformidade, a equipe da Utip atua para que haja a substituição do material ou a correção do serviço executado. Para isso, os ensaios são fundamentais para avaliar a qualidade dos materiais empregados no pavimento, que precisam suportar o peso dos veículos que trafegam pelas vias.
Além das análises laboratoriais, os engenheiros fiscais acompanham de perto todas as etapas da obra, verificando o cumprimento das especificações e das boas práticas construtivas. Eles avaliam o processo de execução, a compactação do asfalto, a espessura das camadas, entre outros aspectos relevantes, além de serem o canal de atendimento às demandas dos moradores durante a execução das obras.
A inspeção das obras é realizada tanto pela empresa contratada quanto pela equipe da Secretaria Municipal de Obras, sendo o laboratório móvel uma ferramenta essencial para a contraprova e confirmação dos dados obtidos, assegurando assim a conformidade e a qualidade do que está sendo entregue à população.
Confira a matéria sobre a parceria do e-VIAS com a prefeitura no controle de qualidade das obras de pavimentação na cidade!
Quer conhecer todas as soluções técnicas em engenharia do e-VIAS? Confira o nosso escopo de ensaios ou acesse o nosso site!
Deixar um comentário